Total de visualizações de página

segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

A noção do tempo

Percebemos intuitivamente  a passagem do tempo como um fluir constante da nossa existência da esquerda para a direita, porque temos consciência da nossa finitude, o que não ocorre com os outros animais por não terem essa consciência.
Temos que pensar no tempo como uma realidade independente de ser percebido por uma consciência. 
Uma pedra na beira do caminho, se nunca for movida por uma força, permanecerá em repouso para sempre,  sem tempo.
Então o tempo flui só para o que contém movimento, pois o movimento requer espaço, e para percorrer o espaço demanda algum tempo, dependendo da velocidade.
Nós como observadores conscientes, percebemos que o tempo flui nas estruturas dissipativas vivas e não vivas com fluxo de energia e matéria, que operam fora do equilíbrio com estabilidade por algum tempo.
Já nos cristais de rocha e todos os minerais o tempo não flui, O movimento se restringe ao movimento de de suas moléculas.
Uma representação gráfica do espaço/tempo pode ser demonstrada traçando duas coordenadas x e y , onde y representa o espaço na vertical, e x representando o tempo na horizontal. Agora trace uma onda a partir do centro ao longo do do eixo x. Perceba que a medida que onda sobe e desce no sentido do eixo y do espaço, vai se alongando no no eixo x do tempo.
Agora se fosse uma onda estacionária que não se deslocasse no tempo, ficaria se movimentando para cima e para baixo como ocorre nos cristais que duram para sempre. Como um pelotão de soldados marcando passo até segunda ordem.
Só há tempo se houver deslocamento de energia no espaço. Energias em equilíbrio se auto-anulam e não requerem espaço nem tempo.

Nenhum comentário: