Total de visualizações de página

sexta-feira, 20 de maio de 2011

NATAL DOS GENTIOS

A festividade do natal remonta ao século IV com a institucionalização do cristianismo pelo imperador Constantino. Tudo indica que a florescente igreja do ocidente decidira transformar as celebrações Pagãs do nascimento do “Invencível Sol”- que comemorava no menor dia do ano (solstício)- no nascimento do verdadeiro Sol – “Jesus de Nazaré”.
Nas célebres homilias do Papa São Leão Magno (ano 450 d. C.) fala desta “moderna” festa cristã 25 de dezembro. A igreja do Oriente nunca celebrou a natividade, só a Epifania (dia de reis).
O dia e mês do nascimento de Jesus ainda carecem de algum estudo. No evangelho, segundo Mateus (2.1 a 12), diz que Jesus nasceu em Belém da Judéia em dias do Herodes, e que vieram uns magos do Oriente, os quais, entrando na “casa”, viram o menino com a mãe.
Herodes o Grande, governou a Galiléia por por 37 anos. Morreu aos 70 anos de idade no ano 750 da fundação de Roma, 4 anos antes da era cristã.
Lucas (2.8) diz: Havia naquela mesma região pastores que viviam nos campos e guardavam o seu rebanho durante as vigílias da noite.
Os costumes pastoris daquela época, como a própria meteorologia da Palestina, não permitiam que os pastores “guardassem seu rebanho ao relento” nos meses de dezembro, janeiro e fevereiro.
Na noite de sexta-feira , 7 de abril do ano 30, do nosso calendário, quando Jesus foi preso, ainda fazia muito frio, conforme se vê nos evangelhos de Marcos (14,54,57) e Fe Lucas (22,55) quando Simão Pedro nega a Jesus no pátio da casa de Caifás. João (18,18) diz assim: Ora, os servos e os guardas estavam ali, tendo acendido um braseiro, por causa do frio, e aquentavam-se. Pedro estava no meio deles, aquentando-se também.
De novembro a março é a estação fria e chuvosa na Judéia.
Se é certa a presença dos pastores, o nascimento de Jesus situa-se entre os meses de maio a outubro.
Quanto ao ano do nascimento de Jesus, o padre jesuíta J.M. Igartua, em sua obra “los Evangelhos ante La História” (pag.73) faz um estudo pormenorizado, chegando a conclusão que o ano de nascimento de Jesus deve ser o sétimo ano anterior ao nosso calendário, ou 747 anos da fundação de Roma.
Se for assim, podemos concluir que Jesus, quando foi morto, contava 37 anos de idade e que este ano de 2011 corresponde ao ano 2018 do nascimento de Jesus.
Se o dia , mês e ano não estão certos, então já temos uma tradição de comemorar o Natal dos Gentios.

Ivo da Silva Bitencourt - 20/05/2011

Nenhum comentário: