Total de visualizações de página

sábado, 28 de janeiro de 2017

O DESENHO INTELIGENTE

O desenho Inteligente.
O entendimento da vida começa com o entendimento do Padrão ou Programa. Quando se destrói um organismo vivo se destrói o padrão. A estrutura de um organismo vivo e um não vivo é composta dos mesmos átomos e moléculas, o que faz a diferença é o processo de auto organização por laços de realimentação em rede onde emerge qualidades que não estão nas partes.
O estudo da substância (ou estrutura) é muito antigo, remonta aos pré-socráticos. Tales de Mileto, Parmênides e outros. O estudo da forma (ou Padrão) embora tenha iniciado com os pitagóricos, seguido pelos alquimista e filósofos, sempre foi eclipsado pelo estudo da estrutura. Só a partir da década de 70, que passou a ser melhor compreendido com o estudo da auto-organização por Maturama e Varela e das estruturas dissipativas por Ilia Prigogine que tem sido um reforço para compreensão da Teoria da evolução.
Portanto Desenho inteligente, Forma Inteligente, Programa Inteligente ou Padrão Inteligente é o mesmo Padrão que antecede os passos da evolução rumo ao desconhecido. Só que os criacionista se apropriaram da palavra 'Desenho Inteligente' para designar seu deus que tudo pode e tudo faz sem a necessidade do crente fazer uso da razão.
Ivo da Silva Bitencourt - 12/12/2012

Nenhum comentário: